PROJETO DE ESPORTE VIDA E FUTURO DE UIRAÚNA

APRESENTAÇÃO
           A partir de diferentes visões, percepção e anseio de diversos segmentos da sociedade, realçando principalmente a família, escola e comunidades e Uiraunense, onde pretendemos dar inicio a um trabalho focado aos jovens dessa cidade, com o projeto das escolinhas de esporte _VIDA E FUTURO DE UIRAÚNA, que envolve crianças e adolescentes em atividades saudáveis, e proporciona a socialização no intuito de desenvolver valores, resgatar a auto estima e promover a inclusão objetivando a melhora na motricidade que a pratica esportiva desenvolve.
            O projeto se justifica devido ao considerável índice do uso de drogas licitas e ilícitas, como também a violência envolvendo crianças e adolescentes em nosso Município, sendo que, ao estarem ocupados praticando um esporte saudável, em turno contrário ao de aula a que freqüentam, essas crianças e adolescentes tem a oportunidade de se incluir em atividades esportivas e sócio-culturais que esse projeto proporciona. Além disso, através do esporte, os indivíduos melhoram sua auto-estima podendo surgir atletas profissionais.
3.1 - OBJETIVO GERAL
Este projeto visa, por meio do desenvolvimento esportivo, do lazer, do trabalho em equipe, do espírito esportivo, além de uma atividade de preparo para uma vida saudável, minimizar o índice de violência (familiar, escolar etc) bastante presente nesta etapa da vida das crianças e adolescentes que não tem apoio e incentivo para melhorar este comportamento, bem como diminuir a evasão escolar, incentivando-os a lutar por um futuro melhor e fazendo o que eles mais gostam.
3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar a lutar por um futuro melhor, mostrando novas perspectivas de vida;
Diminuir a evasão escolar;
Motivar a melhora do rendimento escolar (notas e comportamento);
Desenvolver o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
Melhorar a forma física, e a saúde através do esporte;
Formar atletas profissionais nas modalidades citada pelo projeto.
4.0 - PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
4.1 - BENEFICIÁRIOS DO PROJETO
O projeto se destina potencialmente as crianças e adolescentes das escolas Estaduais e Municipais do Município de Uiraúna PB, na faixa etária de 8 a 17 anos de idade, tendo que comprovar freqüência, disciplina e bom rendimento escolar, através da apresentação bimestral dos boletins para o orientador-treinador e para uma comissão formada pelos segmentos de toda a sociedade que será representada por um membro.
4.2 – RESPONSÁVEL
Comissão da Escolinha composta por: 03-REPRESENTANTE DO EXECUTIVO MUNICIPAL, 01 - CDL LOCAL, 01- MINISTERIO PÚBLICO E 01- CONSELHO TUTELAR ASSELINO.
4.3 - CONTEUDOS A SEREM DESENVOLVIDOS
Regras básicas de Futebol de Campo e Quadra; Vôlei e Handebol;
A importância do trabalho em grupo (coletivo) para essas modalidades e para a vida;
Treinamentos de jogadas;
Fundamentos de Futebol de campo e Quadra, handebol e vôlei; 
A importância do esporte para uma vida saudável;
Quanto a atividade esportiva é importante para o lazer, mas também pode vir a se tornar uma atividade profissionalizante;

4.4 ATIVIDADES DESENVILVIDAS NO PROJETO
Futebol Masculino e Feminino;
Handebol Feminino e Masculino
Voleibol Feminino e Masculino

4.5 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Quant.
Material e Recursos Humanos
Instrutores ou monitores
08
Bolas Futebol de Campo
20
Bolas de Futsal
20
Bolas de Handebol
10
Bolas de Vôlei
10
Calções
150
Camisas
150
Coletes
150
Meias
150 pares
Chuteiras
100 pares
Tênis Futsal
50 Pares
01 Padrão para cada modalidade para Jogos Oficiais;

Como adquirir esse material? Junto ao Município e Parceria com a iniciativa privada;
Comissão Organizadora;
Empresas Parceiras.
5.0 - PARCERIAS
Para operacionalizar este projeto, há necessidade de parceiros (patrocínio) e a colaboração da comunidade, devido aos custos do mesmo: material (bolas, coletes, etc), Instrutores, alimentação para Viagem, Transporte para competição fora do município, etc.
Na medida em que o projeto se desenvolve, proporcionar-se-á a todos os envolvidos não somente atividades desportivas e de lazer, mas também de formação, troca de experiências, relatos de vida, enfim, construção de possibilidades inter-escolares e comunitárias.
6.0 - AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá simultaneamente a sua aplicação de forma permanente, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e de membros colaboradores.( patrocinadores ).

7.0 - METAS
O Projeto destaca-se também como um projeto socialmente comprometido com o seu público. Compreendemos que uma organização de sucesso deve se preocupar em buscar o bem-estar social através da valorização do colaborador, do meio ambiente, da cultura e da educação.
Nosso diferencial está baseado em ações de princípios éticos e morais. Afinal, eficiência não é só fazer as coisas bem, mas fazer as coisas boas. Precisamos, portanto, atuar de forma cada vez mais abrangente, usando nossa capacidade no desenvolvimento de práticas sociais eficazes que possam se tornar modelos. Ao longo dos anos, o Projeto Escolinha de  Esporte Vida e Futuro, desenvolverá um trabalho pioneiro, que sempre terá sua base em conceitos e noções de Responsabilidade Social. Nossa atual meta é compreender que, feito o dever de casa de atender plenamente às necessidades de benefícios, lazer, maior valorização educacional com a juntamente com a integração da família e da comunidade, precisamos fortalecer os alicerces de uma ação cada vez mais ampla, de forma a sermos reais condutores de transformação social na comunidade onde atuamos, a meta é redução de evasão e repetência escolar no município.
8.0 - CUSTOS
O custo deste Projeto ficará em torno de R$ 64.920.00 (Sessenta e Quatro mil e Novecentos e Vinte Reais) anuais, que serão gastos com:
Material Esportivos;
Construção de novos Campos de Futebol;
Recursos Humanos ( instrutores);
Transportes;
Alimentação;
Manutenção do Campo e quadra de esporte;
Uniformes completo para os atletas;

9.0  CONCLUSÃO
Este Projeto vem oportunizar aos parceiros que se aliarem a ele, uma experiência nova e promissora em Uiraúna..
             Esperamos contar com o apoio dos Sres. Vereadores do nosso Município, também a classe empresarial e instituições, que são aqueles que efetivamente podem proporcionar o que há de melhor à população de Uiraúna, contando também com o grande potencial de atletas no futebol, com certeza será uma iniciativa que proporcionará a alegria dos eventos desportivos.
            Confiamos que esta parceria que ora se apresenta, torne-se duradoura, pois outras oportunidades com certeza permitirão, a muitos, a participação em momentos de verdadeira alegria.
            Confiando na sua colaboração, antecipadamente agradecemos, em nosso nome e daqueles que certamente serão os maiores beneficiados.

"O estudo, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido sermos crianças por toda a vida." (Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário